Carl R. Rogers, psicólogo norte-americano, é um dos importantes nomes, se não o mais importante, da abordagem educacional humanista. Rogers, enquanto psicólogo, desenvolveu um método psicoterapêutico centrado na figura do paciente, esse método se caracteriza pelo estabelecimento de uma relação de confiança com o paciente que o levaria sozinho a própria cura. Todavia, apesar de ter se originado em sessões psicoterapêuticas, seu método pôde ser utilizado em outros campos da ciência que envolvesse situações de relação interpessoal, a exemplo da educação e da pedagogia. Assim, a abordagem educacional humanista, centrada no aluno e no desenvolvimento de sua personalidade, é amplamente influenciada por Rogers, nota-se, por exemplo, que dentro dessa abordagem o aluno é o principal elaborador do seu próprio conhecimento e o professor cria condições para que o aluno aprenda, trabalhando apenas como um "facilitador da aprendizagem", ou seja, "o homem é o arquiteto de si mesmo"(C.Rogers) também dentro do contexto educacional.
Confira a entrevista de Carl Rogers, infelizmente a imagem não é das melhores, mas o importante é que tem conteúdo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário