Confira este interessante artigo publicado em 2008 pela revista científica Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, e escrito pelo Prof.º Dr.º Wildson L. P. dos Santos, doutor em educação pela UFMG. O artigo é um pouco extenso, mas gostoso de ler. Dê uma olhadela no resumo antes de começar sua leitura:
O movimento de ensino de ciências com enfoque CTS surgiu com uma forte tendência de crítica ao modelo econômico desenvolvimentista, todavia o seu discurso foi incorporado em outros contextos, que levou ao aparecimento de muitas propostas de ensino que acabam por reforçar uma visão reducionista de CTS. A partir da concepção humanística de educação de Paulo Freire são discutidos princípios a ser incorporados ao ensino de CTS, visando resgatar o caráter político dessa abordagem educacional. Considerando concepções de diferentes modelos curriculares de CTS são apresentadas congruências e divergências desse ensino com a perspectiva freireana e discutidos modelos curriculares com essa perspectiva. Propõem-se assim a inclusão de aspectos sociocientíficos ao currículo que seja abordado no sentido de desvelar o contexto de exploração da sociedade científica e tecnológica que amplie a visão reducionista de muitas propostas de CTS para a construção de uma educação humanística com uma perspectiva freireana.
Autor do Artigo |
Link do Artigo:
Educação Científica Humanística em uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS
Nenhum comentário:
Postar um comentário