Assim como o já citado Carl Rogers, o educador e escritor escocês Alexander S. Neill também acreditava em uma relação educacional mais pacífica, livre de repressão, coerção e medo. Neill defendia a liberdade das crianças na educação escolar, acreditava que um processo educacional centrado no aluno acabaria por gerar a valorização da busca pela autonomia. Analisando a escola ele afirmava:
"...uma escola que faz com que alunos ativos fiquem sentados em carteiras, estudando assuntos em sua maior parte inúteis, é uma escola má."
"Não sabemos quanta capacidade de criação é morta na sala de aula."
"Só os pedantes declaram que o aprendizado livresco é educação ... os livros são o material menos importante da escola."
"Toda outorga de prêmios e notas e exames desvia o desenvolvimento adequado da personalidade."(Neill)
Pois bem, é coerente a esse contexto, que Neill funda a Summerhill School em 1921 na Inglaterra. Atendendo a crianças do ensino fundamental e médio, dos 5 aos 16 anos, a ecola tem dois princípios básicos: a possibilidade de os alunos escolherem se querem ou não assistir as aulas; e a dinâmica de assembléias para decidir as normas da escola. As crianças dormem na escola durante o período letivo, e a rotina diária se baseia em lições pela manhã e tardes livres para tividades diversas que desejarem desenvolver, lembrando que não há provas ou exames. Já imaginou a revolução que foi para aquela época? podemos dizer que ainda hoje pode ser considerado muito inovador, principalmente se considerarmos o Brasil...
Visite o site oficial(em inglês):
para se aprofundar no assunto compre o livro de A.S. Neill:
Liberdade Sem Medo(Summerhill)
Abaixo um vídeo retirado do youtube com algumas fotos:
Summerhill School
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