quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Escola da Ponte, humanismo em ação.


Pois é senhores, mais uma escola visionária de concepções humanistas que deu e está dando certo, dessa vez em Portugal. Idealizada na década de 70 pelo educador português José Francisco Pacheco, a Escola da Ponte é, assim como a Summerhill School, uma referência em abordagem educacional alternativa que funciona. A Escola da Ponte está situada ao norte de Portugal, a cerca de 30km da cidade do Porto em uma vila chamada Vila das Aves, conta atualmente com uma equipe de 38 orientadores educativos que trabalham diretamente com todos os alunos da escola, ou seja, não há turmas, também não existem testes, os alunos não são divididos por faixa etária, os pais dos alunos estão integrados a direção da escola através da associação de pais, e os alunos discutem todo ano através de assembléias democráticas os direitos e deveres que devem ser fundamentais naquele ano. 
A escola baseia-se na autonomia e auto-formação do aluno valorizando a reflexão e a capacidade de análise crítica, ou seja, concepção humanista em ação. Vale salientar que o intelectual brasileiro Rubens Alves, autor de vários livros infantis, é um entusiasta dos métodos adotados na Escola da Ponte.  Para entender os detalhes de como funciona a Escola da Ponte, seu histórico e como foi idealizada, confira a entrevista com o educador José Pacheco, hoje diretor da escola, dada ao portal Aprende Brasil.
Confira também o site da Escola da Ponte(português de Portugal).


"...não passa de um grave equívoco a ideia de que se poderá construir uma sociedade de indivíduos personalizados, participantes e democráticos enquanto a escolaridade for concebida como um mero adestramento cognitivo". (José F. Pacheco)








Video do youtube acerca da Escola da Ponte


Nenhum comentário:

Postar um comentário